P: Vocês vendem ou doam SCOBYs para produção caseira?

R: Até um tempo atrás, nós doávamos, mas junto com um treinamento presencial de como cuidar das mamães e um mini curso de Kombucha. Agora estamos com isso em standby e planejamos montar um curso de Kombucha no ano que vem.

P: Quais são os benefícios da Kombucha?

R: Além de super gostosa, a DÊVI possui riqueza nutricional abundante, com grande presença de ácidos e micro-organismos que geram bem-estar para o nosso sistema imunodigestivo. Somos uma bebida orgânica, de baixa caloria, sem glúten, vegana, que gera transformações positivas em nossos organismos e pro planeta ;)

P: Kombucha tem açúcar?

R: A Kombucha é feita a partir de uma base de ingredientes contendo chá (camelia sinensis), água, o SCOBY e açúcar (no nosso caso, demerara orgânico), que serve como fonte de alimento das leveduras e bactérias presentes na cultura. Ao fim da fermentação, sobra um resquício de açúcar residual quando a Kombucha está pronta para beber. Mesmo assim, é uma quantidade extremamente baixa e se comparado a refrigerante, sucos e muitas outras bebidas.

P: Há uma recomendação de quantidade para consumo?

R: Não. Para quem tem um sistema digestivo mais frágil, sugerimos que comece tomando até 1 garrafinha por dia (300ml) para habituar seu organismo à essas novas bactérias do bem habitando nossa microbiota. Para quem se sente mais à vontade e está mais acostumado com alimentos e bebidas fermentadas, não há limite de consumo. Temos pessoas na equipe e clientes que tomam mais de 1L por dia.

P: Qual é a melhor hora para tomar Kombucha?

R: Também não há uma regra. Muita gente toma em jejum de manhã, mas a Kombucha também é uma super alternativa para quem não quer tomar refrigerante ou sucos no almoço, além de ser uma opção não alcoólica à noite, substituindo a cerveja, espumante ou drinks.

P: Posso beber os sedimentos localizados no fundo da garrafa?

R: Sim! Deve. Ali estão concentradas leveduras, bactérias e pequenas partes sólidas das frutas que utilizamos na saborização. Você pode misturar o sedimento com o fim do liquido na garrafa (ao estilo de serviço de cervejas alemãs) e curtir aquele finalzinho delicioso!

P: Kombucha tem álcool?

R: Qualquer alimento ou bebida que passa por um processo fermentativo, gera alguma quantidade (mesmo que pequena) de álcool. Portanto, sim! A Kombucha possui traços de álcool, mas A DÊVI Kombucha está dentro dos limites de uma bebida não alcoólica, mantendo um percentual de até 0,5% de graduação.

P: Gestantes e crianças podem tomar Kombucha?

R: Sugerimos que você procure orientação médica. Conhecemos muitas gestantes e mães que nutrem seus filhos com Kombucha e conhecemos também pessoas dentro desse grupo que preferem não consumir. Vai de cada organismo 🤍

P: Porque não posso agitar a garrafa ou deixar fora da geladeira?

R: A DÊVI é uma Kombucha não pasteurizada, portanto um alimento vivo. Se agitarmos a garrafa, permitimos algum choque brusco de temperatura ou simplesmente deixa-las fora da geladeira, as leveduras e bactérias irão refermentar em uma velocidade muito grande, gerando uma gaseificação descontrolada e levando ao “estouro” das nossas kombuchas ao bom e velho estilo champagne 